O projeto Novo Mané Dendê - que abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros (Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela) – promove a primeira feira social para os moradores beneficiados pelas intervenções de urbanização que está devolvendo a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê.

O objetivo maior é de contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população, nas esferas econômica, social e de saúde através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. Além disso, o Novo Mané Dendê contribui diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Saiba mais sobre a Feira:

LOCAL, DATA E HORA DO EVENTO:

Local: Escola Municipal Senador Antonio Carlos Peixoto de Magalhães – Rio Sena

Data: 13/08/2022

Hora: 9:00 às 16:00

SERVIÇOS OFERTADOS:

1. Ações Empreendedorismo:

• SAC do Empreendedor - Objetivos e serviços ofertados;
  • Palestra sobre Empreendedorismo em Salvador;
  • Programa Acelera (parceria Wakanda) – Palestra sobre o ecossistema cooperativo e redes associativas;
  • SEBRAE (Fortalecimento de Pequenos Negócios) – Explicação sobre o projeto e Cadastro para banco de dados de empreendedores de potenciais empreendedores interessados na participação;
  • Microcrédito: Abordar sobre o programa CredSalvador e cuidados importantes no processo de aquisição de empréstimos no pequeno negócio.

1. Ações Salvador Tech:

• Emprego Tech “Palestra as novas profissões de tecnologia e como descobrir a que mais se encaixa para você” - Yuri Dias.
  • Empreendedorismo Tech - “Palestra empreender no mundo digital sem sair de casa” - Leandro Lima.

1. Ações Economia Criativa:

• Oportunidades na Economia Criativa - “Palestra o talento do povo de Salvador é a matéria-prima do sucesso!” - Will Brandão.

• Doca 1 - “Palestra Polo de Economia Criativa de Salvador e a conexão com toda cidade” - Will Brandão.

1. Ações Treinar para Empregar:

1. Ações do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM):
  • Serviços de intermediação de vagas de emprego;
  • Oficinas SIMM Prepara - “Como preparar seu Currículo” e “Como se comportar em uma entrevista de emprego”

1. Atendimento médico

1. Vacinação

Oferta de vacinação contra a Influenza e Sarampo.

1. Aferição de Pressão Arterial

1. Verificação da Glicemia Capilar

1. Ações de Saúde Bucal - Escovôdromo

1. Vacinação de cães e gatos

1. Saúde da Mulher

Orientações sobre Planejamento Familiar

Pré-natal

Disponibilização de Preservativo Masculino

1. Auxílio Brasil

Acompanhamento do peso e cartão vacinal.

1. Boca de Brasa Itinerante

2. Orientações sobre violência Doméstica

3. Serviços do CRAM

Atendimento para mulheres em situação de violência por equipe multidisciplinar

1. Vivência
  • Aula de dança
  1. Serviço de Estética

2. Programa Salvador Primeiro Passo

3. Serviços CadÚnico
  • inclusão e atualização cadastral, (Auxiio Brasil/BPC), com 05 atendentes, com disponibilização de 80 senhas. Sendo necessário a oferta de mesas e cadeiras plásticas
  1. CRAS
  • busca ativa de famílias, orientações e encaminhamentos para o CRAS visando referenciamento e/ou acompanhamento.
  1. CREAS
  • divulgação, orientações e encaminhamentos para o CREAS visando referenciamento e/ou acompanhamento.
  1. Política de Prevenção à Uso de Drogas
  • Roda de Conversa do Projeto "Educar para Prevenir e Reduzir Danos".
  1. Diretoria de Esportes:
  • Ruas de Lazer - cama elástica, jogo de basquete e jogo de golzinho.

1. Ações de Reparação e Cidadania:
  • Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT+. Apresentação do equipamento; Orientações e eventuais registros de ocorrências de discriminação racial, LGBTfobia e Intolerância Religiosa.

• Cadastramento do Afrobiz e AfroEstima. Apresentação das plataformas, orientações e cadastro de afroempreendedores.

• Cadastramento de Terreiros. Apresentação do Programa, orientações e cadastramento de organizações dos Povos e Comunidades de Terreiro para fins de reconhecimento jurídico-administrativo e social.

• Centro Itinerante Vida Bruno: Apresentação do equipamento e dos serviços oferecidos.

• Rodas de diálogo - Consciência negra: Combate ao racismo e promoção da equidade racial; Afroempreendedorismo; Promoção da Cidadania LGBT+; Apresentação da SEMUR e impacto de principais programas e ações de reparação implementados no município.

1. Projetos (painéis com imagens e informações):
  • Requalificação da orla de Tubarão
  • Requalificação da orla de São Tomé de Paripe
  • Requalificação da orla de Plataforma-Itacaranha,
  • Requalificação da orla de Praia Grande – Periperi
  • Praça de Planalto
  • Projeto do teleférico do subúrbio
  • Painéis MANÉ DENDÊ com a foto aérea e informações sobre o bairro

1. Maquete de Salvador

2. Atendimento e cadastro de crianças para vagas no ensino infantil rede municipal:
  • Atendimento à demanda de vagas Creche, Educação infantil e Fundamental I
  1. Orientações sobre o programa de regularização fundiária, o Casa Legal

2. Orientações sobre o Escritório Público que elabora projetos arquitetônicos de construção, ampliação e reforma gratuitamente. O serviço presta assistência técnica gratuita em arquitetura, urbanismo e engenharia na elaboração da unidade habitacional e seu entorno, diminuindo o déficit qualitativo nas habitações de Interesse Social - HIS.

3. Defensoria Pública

Atendimento Jurídico