Na tarde desta segunda-feira (29), o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto Novo Mané Dendê realizou, na Creche Primeiro Passo de Ilha Amarela, uma reunião com moradores e participantes do Núcleo Âncora, grupo que representará a comunidade nas ações de sustentabilidade e educação ambiental a serem desenvolvidas na bacia do rio Mané Dendê. O encontro teve o intuito de dialogar com os presentes, quanto as melhores práticas para o manejo adequados dos resíduos domiciliares.

O projeto Novo Mané contempla grandes intervenções nos bairros que compõem o projeto, desde a melhoria e ampliação do sistema viário à implantação de sistemas de saneamento básico, incluindo uma rede de ecopontos que contribuirá para o manejo adequado dos resíduos sólidos. Segundo o gerente ambiental do projeto Danilo Sobrinho, “as ações de educação ambiental do Mané Dendê contribuirão substancialmente com a melhorias dos serviços de resíduos sólidos, além de ampliar o diálogo com comunidade, permitirá a participação dos moradores na construção de soluções para melhor acondicionado dos resíduos para a coleta, contribuindo para o ambiente mais saudável e a cidade mais limpa.”
Em função da requalificação do local, alguns pontos utilizados para o descarte de resíduos serão descontinuados, uma vez novos equipamentos serão entregues e o bairro já dispõe de coleta regular de resíduos sólidos domésticos realizados pela Limpurb por meio de caminhão compactador e triciclo.

Exemplo

José de Souza, 62 anos, é porteiro e um dos moradores que já adotam soluções para acondicionamento dos resíduos domésticos. “Essa reunião para mim foi muito significativa, pois eu já faço minha parte, montei a minha própria caixa coletora e todos os dias faço a limpeza da frente da minha casa.”, declarou.

O PEA trabalha a relação da saúde das pessoas com a saúde do rio Mané Dendê, rios e riachos da sua bacia hidrográfica. Desenvolve rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, com isso busca despertar mudança de pensamento, comportamento que favorece diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio.