Mais uma rodada de apresentações do Programa de Educação Ambiental (PEA) foi realizada pelo projeto nesta quinta-feira (1), na Associação de Moradores do bairro de Plataforma. Desta vez o encontro foi com os Agentes de Combates às Endemias (ACES) da região da poligonal do Novo Mané Dendê.

Como a saúde é um dos campos essenciais para a execução do projeto, o PEA - com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - busca firmar uma parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros contemplados pelas intervenções. O objetivo é desenvolver, ao lado destes profissionais, atividades programadas e contextualizadas na realidade sociocultural local, agregando no planejamento das ações ambientais e sanitárias, integrando a saúde ao meio ambiente.

Dona Genilda Machado, 57 anos, pedagoga, moradora do Rio Sena há 40 anos e é membro do PEA. Ela é uma das grandes entusiastas do Novo Mané Dendê e participa ativamente de todas as atividades. “Sempre militei por melhorias na comunidade, educação, cultura e as questões ambientais. Avalio como importante minha participação pois posso contribuir com a comunidade e com a equipe. Tem sido uma troca de saberes muito legal”, comemorou.

O PEA tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio.