As melhorias proporcionadas pelas obras da primeira etapa do Novo Mané Dendê, realizadas pela Prefeitura, já são realidade para os moradores da região do Subúrbio de Salvador. A entrega das intervenções foi realizada nesta quinta-feira (8), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, imprensa e população.

A intervenção envolveu serviços de micro e macrodrenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de pavimentação e novas áreas de lazer em Ilha Amarela, um dos cinco bairros alcançados pelo programa. Nesse primeiro momento, as ações abrangeram uma poligonal de 97 mil m² de área e contaram com R$31,6 milhões em investimento. O planejamento para realização das obras levou em consideração diversas características da região, a exemplo das estruturas de saneamento.

O prefeito destacou que a iniciativa é o maior programa da história do Subúrbio e que envolve a despoluição do Rio Mané Dendê, urbanização e desenvolvimento econômico e social da região. “Hoje estamos iniciando a realização de um sonho, com um programa que está dividido em quatro etapas e que deixará um grande legado para a capital baiana. Quem mora aqui sabe como era a região antes das obras. Estamos dando dignidade às famílias que moravam em condições subumanas e transformando essa região da cidade”, afirmou.

Nesta primeira etapa, foram implantados 1,2 mil metros de rede coletora e 55 domicílios passaram a ter ligação com a rede de esgotamento. Isso deu mais qualidade de vida e salubridade aos moradores, que passam a ter o saneamento adequado à destinação dos efluentes, além de preservar o meio ambiente, uma vez que os resíduos residenciais não serão mais despejados de forma irregular.

Para evitar que alagamentos ocorram em períodos chuvosos, a Prefeitura fez 1.265 metros de galeria de águas pluviais, instalou 36 bocas de lobo e revitalizou 952 metros da bacia do Rio Mané Dendê. Uma escadaria drenante foi construída na Via Tronco, assim como um sistema de abastecimento de água para posterior alimentação dos sobrados que serão construídos na localidade.

A assistente administrativa Eliane Ferreira, de 51 anos, mora na região há quatro décadas, e afirma que o bairro de Ilha Amarela sofreu uma revolução com o projeto do Mané Dendê. "Antes, pisávamos na lama. Essa era uma área esquecida, com casos de violência e ausência de infraestrutura adequada. Hoje vira um exemplo para novos projetos em toda a cidade, valorizando de forma magnífica todo o Subúrbio”.

Para a assistente social Gilcelma da Cruz, de 54 anos, a requalificação traz nova esperança para todo o Subúrbio. "Saímos de uma situação triste, lamentável mesmo. Agora com ponte e estrada, nos foi garantido o acesso às demais regiões do bairro, com mais segurança e minimizando o risco de assaltos e outros crimes. É realmente uma nova realidade para todos".

Mobilidade urbana – Na área de mobilidade, cerca de 1,5 km de vias foi recuperado, dando mais fluidez e segurança ao deslocamento de pedestres e veículos. Os trechos alcançados foram Via Tronco e ruas Cabaceiras, Pacaembu, Tatuapé e Carlos Chagas, todos em Ilha Amarela.

Por fim, foram feitos quase 1 km de trilhas, caminhos e escadarias próximos ao Parque São Bartolomeu. Com isso, os moradores passam a contar com áreas de lazer e convivência após a implantação de quatro novas praças, com pórticos, pergolados, quiosques de convivência, quiosques comerciais, parque infantil, mobiliário e academia de saúde.

Uma dessas áreas foi construída próxima à Creche Escola Primeiro Passo Ilha Amarela, outra próxima à Rua Cabaceiras e duas ao longo da Via Tronco. Quadra poliesportiva, campo de futebol, anfiteatro, nova iluminação em LED e valorização do paisagismo completam a lista de ações feitas nessa primeira etapa, que corresponde a 15% do projeto.

Residenciais – Em outubro do ano passado, a Prefeitura entregou o residencial Mané Dendê, também em Ilha Amarela, com 260 unidades habitacionais para abrigar famílias que residiam em situação precária de moradia, no perímetro dos trechos onde ocorreram as obras da primeira etapa do projeto.

São 13 prédios com apartamentos de 47 m², alguns adaptados para pessoas com deficiência. Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro e cozinha/área de serviço. Para o lazer dos moradores, há parquinho, quadra de esportes, quiosque, área verde e centro comunitário.

Outras 710 unidades habitacionais serão construídas através do Novo Mané Dendê, dentro da própria área da bacia do rio, em trechos ainda desocupados e em vazios que surgirão a partir da implantação das obras previstas nas áreas de saneamento, infraestrutura e de requalificação urbana.

Alcance – Coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as obras do programa Novo Mané Dendê beneficiarão diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo é contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população que reside próximo à Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. O valor total de investimento é de cerca de R$600 milhões em todo o projeto.

A intervenção promoverá, ainda, a recuperação da qualidade ambiental da bacia e das águas do rio que leva o nome do projeto e consequentemente as cachoeiras de Oxum e Nanã, referentes paisagísticos, culturais e religiosos do Parque São Bartolomeu. Todo o projeto alcançará 800 mil m² de área.

As principais entregas previstas durante todas as etapas do programa são: ecopontos, ponto verde, galpão de cooperativas, novas habitações e vias, assim como terminal de ônibus, escolas, mercado municipal, centro comunitário e praças.