O Novo Mané Dendê iniciou, na manhã da segunda-feira (13), as obras do primeiro Ecoponto previsto no projeto. A estrutura vai atender principalmente os bairros do Alto da Terezinha e Rio Sena e será construído na Rua Cardeal Jean, no Alto da Terezinha. Com vistas a adequar o manejo dos resíduos sólidos urbanos na bacia do rio Mané Dendê, a proposta é constituir uma rede composta por até quatro ecopontos.

Os equipamentos são instalações apropriadas, localizadas em pontos estratégicos, para descarte gratuito de pequenos volumes de resíduos de construção civil (entulho), resíduos volumosos (colchões, carcaças de fogões, sofás, geladeiras e afins), resíduos de podas e resíduos recicláveis secos. Esses resíduos serão descartados de forma adequada dentro de contêineres específicos em função do tipo de resíduo já separado previamente.

No caso dos resíduos de construção civil, o limite de descarte diário por pessoa é de 2 m³ que é equivalente a 18 sacos de entulho de 100 litros ou 40 carrinhos de mão de terra. Para o entulho limpo, contendo sobretudo restos de alvenaria, o ecoponto contará com equipamento reciclador, de forma a promover a trituração desse material no próprio local, possibilitando aos moradores o reaproveitamento desses resíduos como material agregado que pode substituir a brita ou a areia em obras que não tenham função estrutural.

O Ecoponto do Alto da Terezinha ficará pronto num prazo previsto de cinco meses e dispõe de quatro contêineres, uma baia coberta para resíduos recicláveis secos, duas baias descobertas para armazenamento do entulho limpo triturado, módulo do triturador, módulo administrativo e depósito para materiais e equipamentos. Conta também teto e parede verdes, e área externa de convivência para uso da comunidade. O investimento da ação é de pouco mais de R$500 mil.

“Essas iniciativas vão ampliar a participação da população na coleta seletiva. A Prefeitura de Salvador vem implementando, na região do Novo Mané Dendê, o Programa de Educação Ambiental. Todo material reciclável entregue no local será recolhido pelas cooperativas que atuam na bacia do rio”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

A definição do local de implantação dos ecopontos contou com a participação de representantes da comunidade, técnicos da Prefeitura, através da Seinfra e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), além de consultores especializados. A rede de ecopontos atenderá diretamente toda a poligonal da bacia do rio Mané Dendê, uma vez que a distribuição dos equipamentos permitirá aos moradores fazer o descarte correto dos resíduos por carrinho de mão, não necessitando exclusivamente de veículo motorizado. No entanto, as estruturas também poderão ser utilizadas pela população do entorno e de bairros circunvizinhos.

Projeto – O Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.