O Novo Mané Dendê, que é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), é muito mais que intervenções de obras de urbanização, saneamento e ações em prol do meio ambiente. As ações também têm o objetivo de promover diretamente a qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Desde o início da execução do projeto, a gestão municipal teve como prioridade viabilizar a geração de emprego e renda para os moradores da região. Atualmente são 300 empregos diretos na construção e outros 300 devem ser criados com o avanço das obras de habitação e dos equipamentos públicos, como o terminal de ônibus, centro comunitário/cultural, escolas Infantil/Fundamental I e II, mercado municipal e ecoponto.

Em todas as obras da Prefeitura de Salvador, a contratação de mão de obra local é sugerida às empresas responsáveis pela execução. Iniciativas como essa não só garantem o sustento de famílias, mas fomentam a economia local. Além disso, a conquista do trabalho recupera a autoestima e desenvolve motivação.

A moradora Adina Gonçalves, 45 anos é um destes exemplos. Nascida e criada no bairro de Plataforma, ela conta emocionada que estava desempregada quando o projeto chegou ao Subúrbio. “Eu sou mãe solteira, estava sem emprego e moro com minha filha de 12 anos. Há quase um ano, o meu sustento vem do meu trabalho como mobilizadora do Programa de Educação Ambiental (PEA), do Mané Dendê", relatou.

Com os filhos já criados, José Gilson Pereira, 62 anos e morador há mais de quatro décadas do bairro de Ilha Amarela, descreve como foi o caminho até virar colaborador do Novo Mané Dendê. “Eu sempre trabalhei com bicos na área da construção civil. Em dezembro de 2022, consegui um emprego de apontador de obra. Sou grato por estar no quadro de funcionários. Hoje a minha fonte de renda é toda do meu salário aqui”, declarou.

PEA – O Programa de Educação Ambiental (PEA) trabalha a relação da saúde das pessoas com a saúde do Rio Mané Dendê, rios e riachos da bacia hidrográfica, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do Subúrbio.

Novo Mané Dendê – O projeto corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.