Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia do Assistente Social. No Projeto Novo Mané Dendê, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador na região do Subúrbio, os profissionais atuam diariamente no enfrentamento das desigualdades sociais e na efetivação do acesso às políticas sociais, em áreas como educação, trabalho, moradia, saúde e meio ambiente.

São oito assistentes sociais que se revezam entre os escritórios Social e Móvel, situados nas proximidades das obras. A sede do Escritório Social fica localizada na Avenida Carioca, 22, no bairro de Itacaranha e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os espaços têm como intuito dialogar e promover ações sociais e informativas com a população dos bairros assistidos pelo projeto.

Dentre as atribuições dos profissionais estão o atendimento social às famílias beneficiadas com as intervenções do projeto, relatórios sociais, visitas à comunidade e domiciliares. Além disso, fazem acompanhamento dos impactos da obra e do pós-obra, entre outras atividades. A equipe também atua em parceria com uma equipe multidisciplinar que envolve psicólogo, advogado, engenheiro e técnico.

Uma das assistentes sociais do projeto é Joilma Cruz, 35 anos, nascida no bairro de Rio Sena. Ela conta que na infância, em Feira de Santana, cidade do sertão da Bahia, observava a avó, única mulher negra letrada, a fazer trabalhos sociais em um sindicato rural para ajudar mulheres a se aposentar.

Em Salvador, ainda muito jovem, inspirou-se em suas memórias afetivas e a vontade de mudar a realidade. "Me sinto representante e responsável por representar a comunidade. Essas famílias me reconhecem. Sou mulher negra, estudei em universidade pública. A sensação de ser assistente social no Projeto Novo Mané Dendê é de dever cumprido, diante da transformação que está sendo realizada na região”, finalizou bastante emocionada.

História – A história da Assistência Social no Brasil começa na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas. A profissão ainda era ligada à igreja Católica, com ações baseadas em caridade. No ano de 1936, a cidade de São Paulo criou a primeira escola de Serviço Social do Brasil, destinada somente para mulheres.

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.