O Projeto Novo Mané Dendê, com obras realizadas através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), está promovendo aos moradores dos bairros Ilha Amarela, Alto da Terezinha e Itacaranha a requalificação das fachadas de suas residências. Para realização deste serviço, os técnicos sociais, engenheiros e arquitetos do projeto realizaram um estudo detalhado e fizeram a seleção das moradias que vão receber as melhorias.

Além da pintura, muitas das residências ainda se encontravam sem os acabamentos. “A ideia do projeto é não só valorizar, mas também levar mais dignidade para esses imóveis e fortalecer a identidade visual da comunidade. Além de recuperar a autoestima dos moradores”, destacou o secretário Luiz Carlos de Souza.

Maiana Trindade, arquiteta e urbanista do projeto, enfatizou que a recuperação das fachadas é mais uma ação do Novo Mané Dendê que se preocupa com o bem estar dos moradores. “Identificamos as residências que as fachadas precisam ser requalificadas. Tem casas que só precisam da pintura, mas outras precisam do revestimento nas paredes. E assim, além da pintura, também é oferecido o serviço de chapisco e reboco.

De forma gratuita, além do serviço de chapisco, reboco e pintura, o programa de melhorias habitacionais abrange outras ações, como por exemplo: a recomposição de paredes e pisos, ligações intradomiciliares de abastecimento de água, ligação de esgoto, caso o imóvel não possua. E também o reparo e conserto de peças sanitárias e cozinha, recomposição e execução de alvenarias de vedação e muros, reforma de telhado, esquadrias, entre outras ações.

Genivalda Alves, 62 anos, nascida e criada no bairro de Itacaranha foi uma das moradoras que ganhou a pintura nova da sua casa. Saltitante com o novo visual do seu lar, ela conta como era a pintura da sua casa. “Antes a parede não estava boa não, mas o projeto chegou aqui, olhou e fez a pintura. Mudou tudo e a família toda gostou.”

As obras do Novo Mané Dendê na área de saneamento e urbanização vem beneficiando diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo é contribuir para a melhoria do bem estar econômico, social, ambiental e da qualidade de vida da população que reside próximo a Bacia do Rio Mané Dendê. O valor total do investimento ultrapassa R$ 700 milhões.