O prefeito Bruno Reis vistoriou nesta terça-feira (16) o andamento das obras do projeto Novo Mané Dendê, entre os bairros de Rio Sena, Ilha Amarela e Alto da Terezinha, no Subúrbio de Salvador. A comitiva, que contou com a participação de diversos gestores municipais, visitou as estruturas do terminal de ônibus, do centro cultural, do mercado popular e das duas escolas municipais que estão sendo construídas.

Com previsão para conclusão no primeiro semestre deste ano, os novos equipamentos vão suprir uma carência da região, promovendo avanços na área de mobilidade, nova dinâmica ao comércio local, além de estímulo à educação, cultura e promoção da cidadania.

“Essas obras também envolvem toda a urbanização do canal que antes era um rio e que hoje é um esgoto. Mas depois, com esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água, nós vamos revitalizar o Mané Dendê, trazendo dignidade para as famílias desta região. Este é o maior programa de investimentos da história do Subúrbio que a Prefeitura está fazendo para melhorar muito a vida de todos que moram aqui”, disse o prefeito.

Bruno Reis vistoriou algumas das áreas onde estão sendo construídas unidades habitacionais do programa, incluindo dois imóveis já prontos na Rua Rio Guaíba, em Ilha Amarela. No total, 710 residências serão erguidas no entorno, entre prédios e casas para abrigar famílias que residiam em situação precária de moradia.

Bruno Reis lembrou que a Prefeitura já concluiu, nos últimos anos, a entrega de 260 moradias do Residencial Mané Dendê: “Portanto, são quase 1 mil unidades habitacionais para as famílias que moravam perto do esgoto, em situação precária, e que estão sendo reassentadas pelo programa, para morar com dignidade ”.

Entregas – O projeto Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros do Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O investimento total gira em torno de R$740 milhões.

A primeira etapa do programa foi entregue em setembro de 2022 e envolveu serviços de micro e macrodrenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, além de pavimentação e novas áreas de lazer. Em maio de 2023, parte da segunda etapa foi concluída na região com a construção de praças equipadas com quiosques, brinquedos para a diversão das crianças e campos de futebol.