Na tarde desta quarta-feira (27), representantes da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) do projeto Novo Mané Dendê estiveram reunidos na Associação Criança e Família, no bairro de Rio Sena, para a primeira reunião do ano com a equipe técnica e social do projeto. O objetivo do encontro foi demonstrar o avanço das obras em diversas frentes, como o sistema de esgotamento sanitário, equipamentos públicos, requalificação das vias e preservação dos espaços públicos e de lazer.

Além disso, os engenheiros presentes conscientizaram os membros da CAO sobre a utilização do caminho seguro projetado para a segurança dos moradores no entorno das intervenções. “Esperamos que a comissão multiplique tudo que foi discutido, pois o caminho seguro é a passagem pensada para as pessoas que precisam transitar nas áreas de obra. Nos trechos onde não há a possibilidade de implantar o caminho, utilizamos o sinaleiro, que orienta e controla a passagem de pedestres e veículos”, explicou a engenheira de segurança do projeto, Lucinelma Oliveira.

CAO – É uma comissão formada pelos moradores dos bairros beneficiados e por técnicos do projeto. Os representantes são ouvidos pelas equipes técnicas e sociais e, também, acompanham e participam das tomadas de decisões. Até o momento, o projeto já formou cinco comissões de diversas localidades.

Cabeleireira e moradora do Alto da Terezinha, Adalgisa Santana, 58 anos, é membro da CAO e faz questão de estar em todas as ações. “Participar da comissão é muito importante, pois ela me orienta e tira todas as dúvidas sobre o que está acontecendo. Posso também informar aos meus vizinhos sobre tudo o que se passa no projeto”, declarou.

A CAO também tem a responsabilidade de compartilhar as informações das intervenções com a comunidade. Além disso, estes representantes devem fazer o acompanhamento após a conclusão das obras, como a manutenção dos espaços e equipamentos públicos beneficiados pelo projeto.