O projeto Novo Mané Dendê, nos últimos dias 8, 9, 14, 15 e 16 de julho, promoveu a terceira reunião com o Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes das comunidades, para apresentação da versão final das Tipologias Habitacionais. Atendendo aos protocolos e medidas de segurança sanitária, foi montada uma estrutura no Escritório Social que permitiu a realização do evento. A fim de evitar aglomerações, também foi disponibilizado um link para participação por meio de sala virtual.

 

 Ao todo é prevista a construção de 710 unidades habitacionais na poligonal do projeto composta por apartamentos de dois e três quartos e sobrados de dois quartos. Como resultado das reuniões anteriores, das solicitações feitas pelos GTs, 30 dos 39 itens discutidos com os representantes foram atendidos pelo projeto. Dentre eles estão: apartamentos com varanda, energia solar nas áreas comuns e instalação elétrica para ar condicionado.

 

Além disso, outros pontos refletem o cuidado no desenvolvimento dos projetos, a exemplo da ventilação cruzada nos apartamentos, a disposição de apenas dois apartamentos em cada andar dos prédios e a adoção de tipologias diferentes e unidades adaptadas a fim de abarcar a diversidade do perfil das famílias que serão reassentadas. “Eu achei muito satisfatório. A equipe está de parabéns por conseguir atender e ajustar dessa forma. Eu creio que o projeto vai contemplar muita gente. Hoje eu volto para a comunidade muito otimista”, declarou Elaine Brasil, representante do bairro Alto da Terezinha.

 

Além das intervenções na área habitacional, o projeto também irá construir equipamentos urbanos para a população, tais como escolas, terminal de ônibus, mercado e centro comunitário cultural. “O centro comunitário que será construído terá um teatro de ponta, com salas de aula, de dança, etc. As obras de urbanização devem começar ainda este ano.”, salientou Orlando Castro, diretor da Unidade Gestora do Novo Mané Dendê.

 

O projeto Novo Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nas localidades de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. “A obra vem para amenizar a comunidade sofrida no período chuvoso, será muito importante para região”, afirmou Nôca de Oliveira, integrante do GT.

 

Confira o informativo da reunião aqui.