O projeto Novo Mané Dendê, comandado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), promoveu na manhã deste sábado (22) um encontro com representantes e lideranças comunitárias para apresentação do Plano de Valorização das Nascentes e Projeto-piloto de Manejo de Resíduos Sólidos. A reunião semipresencial aconteceu no Escritório Social, em Itacaranha, e cumpriu todos os protocolos de segurança sanitária.

Durante a apresentação do Plano de Valorização das Nascentes destacou-se que, inicialmente, foram realizadas atividades de inspeção, como visitas para medições das vazões e coleta de amostras para análise da qualidade da água em 23 pontos de afloramento da água subterrânea. Desse total, 40% foram consideradas poluídas por entulho/lixo. Além disso, as nascentes também foram afetadas por impermeabilização dos terrenos, retirada de vegetação, construções irregulares e lançamento clandestino de esgoto.

Após análise técnica, 11 nascentes foram selecionadas para integrar o Plano. Os demais pontos foram descartados devido a aspectos como pertencerem a uma mesma nascente e se encontrarem sob edificações. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de valorização desses espaços. As nascentes serão revitalizadas com material que permita a funcionalidade hidráulica: pedras de rachão e colchão de areia envelopada em manta têxtil. Além disso, serão utilizados drenos para garantir a alimentação e o escoamento das águas.

“A ideia de valorização da nascente é incorporá-la ao projeto urbanístico e paisagístico do programa, tornando parte da área de convivência da comunidade, bem como recuperando um elemento natural que no passado fazia parte da realidade local, mas que com o tempo foi degradado”, explicou o geólogo Antônio Marcos Santos Pereira.

Para Márcia Ramos, líder comunitária em Rio Sena, o projeto vai ajudar a manter viva na memória dos mais jovens a importância das nascentes para a comunidade. "Eu sempre converso com meus filhos pequenos, explicando que a gente brincava ali, tomava banho quando chovia e lavava roupa, então recuperá-la vai ser muito bom", afirmou, referindo-se a nascente da rua onde mora.

Manejo de Resíduos Sólidos

Já o Projeto-piloto de Manejo de Resíduos Sólidos visa contribuir com manejo adequado de resíduos sólidos nos bairros da poligonal do Novo Mané Dendê. Está prevista a implantação de uma rede de mini ecopontos e de galpão de triagem de material reciclável, bem como a instalação de contêineres semienterrados em substituição às caixas coletoras e implantação de dez pontos verdes, além da criação de programas de educação sanitária e ambiental.  

“Os ecopontos serão uma alternativa para que as pessoas evitem descartar entulhos e outros resíduos volumosos, como móveis, nas vias públicas ou até em locais de difícil remoção, gerando um problema ambiental e até de saúde.”, afirmou Danilo Sobrinho, gerente ambiental do projeto, destacando que o primeiro equipamento será instalado no campo da Terezinha, próximo da comunidade da Gruna.

Em parceria com cooperativas, a coleta seletiva da região ganhará uma nova estrutura, com a implantação do galpão de material reciclável totalmente equipado, inclusive com um caminhão para transporte dos resíduos. Os catadores também participarão de programa de capacitação e assistência técnica.

A implantação e recuperação de vias, acessos e trilhas pelo projeto urbanístico permitirá a ampliação da coleta de porta a porta. Para conscientizar os moradores da Bacia sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos, o projeto contará com um programa de educação ambiental, que será responsável por ações e eventos educativos na comunidade. 

"A todo momento nós somos assediados pela comunidade em busca de informações. E, quando participamos de uma reunião como essa, temos munição para levar aos moradores o que eles precisam", avaliou Elionaldo Gomes, presidente da Associação dos Moradores Nova Esperança Ilha Amarela (Assmoilha).