Lideranças comunitárias com atuação na área de meio ambiente e residentes nos bairros que integram a poligonal do projeto Novo Mané Dendê participaram nesta quarta-feira (9) de uma visita guiada aos dois ecopontos de Salvador, situados nos bairros Itaigara e Itapuã. A ação é um desdobramento da última reunião semipresencial realizada com esses líderes para apresentação do Projeto-piloto de Manejo de Resíduos Sólidos.

O Projeto-piloto visa contribuir com o manejo adequado de resíduos sólidos na bacia do Rio Mané Dendê e seu entorno. Dentre as ações do projeto está prevista a implantação de uma rede composta por cinco miniecopontos, destinados ao descarte adequado de resíduos oriundos de construção e demolição, além de outros resíduos tais como podas de árvores e móveis usados e o recebimento de materiais recicláveis.

“O nosso primeiro miniecoponto será instalado na área ao lado do campo da Terezinha. No diálogo com os moradores, percebemos que muitos não conhecem esse tipo de equipamento. Por isso, além de apresentar o projeto do miniecoponto, resolvemos mostrar, na prática, como funciona o equipamento e quais os benefícios dele para a comunidade e o meio ambiente”, explicou Danilo Sobrinho, gerente ambiental do projeto Novo Mané Dendê.

Durante a visita, os moradores tiraram dúvidas e compararam os ecopontos já existentes com a proposta de miniecoponto do Novo Mané Dendê. Israel Santana, presidente da Associação Joana D'Arc , de Rio Sena, classificou a visita como interessante e proveitosa.

"Sabemos que a realidade que vivemos no Subúrbio é diferente de Itapuã e Itaigara, mas com algumas adequações o miniecoponto pode atender satisfatoriamente nossa comunidade.", avaliou.

“Um dos diferenciais do miniecoponto será o equipamento reciclador de resíduos da construção civil, com vistas ao reaproveitamento deste material como agregado reciclado ( brita) em construções não estruturais”, completou Sobrinho.


Estrutura

O miniecoponto da Terezinha será equipado com caixas coletoras para o recebimento de resíduos da construção civil (até 2m³ por pessoa diariamente), resíduos de poda e resíduos volumoso. O miniecoponto não será utilizado para descarte de resíduos domiciliares.

Haverá também espaço apropriado para a utilização do equipamento reciclador, bem como baias externa para armazenamento do material reciclado para uso da comunidade.

O equipamento contará com escritório, sanitário e área para depósito de materiais e equipamentos e servirá como Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis.

O miniecoponto vai dispor de uma área de convivência para a uso dos moradores. Os materiais recicláveis serão direcionados para cooperativas. Já o material reciclado a partir do entulho ficará disponível para uso da comunidade ou pela própria prefeitura.

A gestão do miniecoponto será realizada pela Limpurb. Os locais onde serão instalados os outros quatro equipamentos ainda estão sendo definidos em diálogo com a comunidade.

Sobre o projeto Novo Mané Dendê

O projeto Novo Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nas localidades de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.