Na manhã deste sábado (14), o projeto Novo Mané Dendê, comandado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), apresentou para lideranças comunitárias da poligonal as áreas indicadas para implantação da rede de miniecopontos. O encontro aconteceu no Escritório Social, em Itacaranha, seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus.

"Os ecopontos são equipamentos destinados ao descarte adequado de entulhos, resíduos de poda e volumosos, como móveis", explicou Danilo Sobrinho, gerente ambiental do projeto.

O especialista ressaltou a participação ativa da comunidade na escolha dos locais. “Avaliamos 11 áreas em toda a poligonal, sendo que sete delas foram sugeridas pelos moradores que integraram o Grupo de Trabalho criado para esta finalidade. Isso evidencia o protagonismo deles no processo”, afirmou.

Avaliação das áreas

Durante as vistorias para avaliação das áreas, os moradores visitaram terrenos nos bairros da poligonal, juntamente com a equipe técnica do projeto. Além disso, eles também conheceram os ecopontos de Itapuã e Itaigara.

Dentre os critérios para escolha das áreas nas quais os ecopontos serão instalados estão: histórico de descarte de resíduos sólidos no local, ser de fácil acesso à população e dispor de área suficiente para implantação da instalação dos equipamentos.


"Os pontos escolhidos são excelentes, porque vão abranger toda a Bacia do Mané Dendê", avaliou o líder comunitário Carlinhos Babá, que participou da escolha das áreas.


Já Claudionor Quadros, conhecido como Nôca, presidente da Associação Unidos por Todos, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento da região. "É mais qualidade de vida para o Subúrbio", disse.


Na oportunidade, também foram apresentadas as áreas para instalação de galpão de triagem de materiais recicláveis. As ações integram o Projeto-piloto de Manejo de Resíduos Sólidos.